terça-feira, 17 de agosto de 2010

O DONO DA RUA



O ARTISTA
Aqui talvez o maior exemplo de arte intervindo nas ruas. Apesar de agir anonimamente, Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Natural de Bristol, Inglaterra, não se sabe ao certo se Banksy é um artista solitário, ou se suas manifestações são feitas em grupo. Suas artes são encontradas facilmente em Bristol e Londres. O nome dele talvez seja Robert Banks, ninguém tem muita certeza. Talvez ele seja de Brighton e tenha uns 30 anos, mas ninguém pode confirmar. A mídia nunca conseguiu fotografar seu rosto. O que ajuda muito, quando se tem a polícia de Londres querendo prendê-lo por pichar a cidade. O público, no entanto, adora as criações de Banksy.
 O ESTILO
Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

PRINCIPAIS OBRAS

O MURAL
Um grande mural do "artista guerrilheiro" Banksy foi coberto de tinta por funcionários contratados pela prefeitura da cidade britânica de Bristol para lidar com pichação. O trabalho artístico, com pouco mais de 7 metros de comprimento e que ficava em um muro ao lado de oficinas na cidade, foi coberto com uma grossa camada de tinta preta. O conselho municipal de Bristol disse que quer que o erro seja investigado e determinou a preservação de todas as obras de Banksy na cidade. Em consequencia deste engano, alguém pichou as palavras "wot no Banksy?" (que poderia ser traduzido como "o quê, sem Banksy?") por cima da tinta preta. O mural, um dos primeiros trabalhos de Bansky, apresentava uma coleção de formas azuis, com o traço que é sua marca registrada. Há outras pichações dele em uma ponte ferroviária na mesma cidade. Gary Hopkins, do conselho municipal de Bristol, disse que os funcionários da empresa contratada, Nordic, receberam a incumbência de apagar uma pichação ao lado da obra de Banksy, mas se enganaram e cobriram os traços do artista. "Nós teremos que tomar providências contra a empresa, porque o conselho municipal não deu instruções para a remoção de nenhum trabalho de Banksy. Estamos cientes de que ele é bastante valioso e temos instruções específicas para que nenhum mural de Banksy seja removido", afirmou. A Nordic e o artista não se pronunciaram sobre o assunto. Algumas das obras de Bansky alcançaram preços altos entre colecionadores. Em fevereiro, uma imagem de aposentados jogando boliche com bombas foi vendida pelo equivalente a quase US$ 200 mil, um recorde para o artista. Mas a galeria Lazarides, em Londres, que vende seu trabalho, disse que seria um erro colocar um preço no antigo mural de Bristol pois isto poderia ser uma tentação para pessoas que poderiam removê-lo.



O MURO DE ISRAEL
O artista fez uma série de grafites satirizando o muro erguido por Israel para separar os territórios palestinos da Cisjordânia. Os desenhos passam a falsa impressão de se pode ver o que está por trás do muro. Eles foram pintados do lado palestino do obstáculo que possui cerca de 8 metros de altura e terá 680km de extensão ao ser terminado.

Um porta-voz do artista disse que forças israelenses disparavam tiros de advertência para o alto enquanto Banksy desenhava. Banksy que nunca se deixa fotografar disse que o muro erguido por Israel se tornou o mais cultuado destino turístico para os grafiteiros.
O FILME 
Banksy, grafiteiro cuja identidade permanece secreta, lançou Exit Through the Gift Shop.
O primeiro longa-metragem do grafiteiro britânico, estreou no dia 24/01/2010 no Festival de Sundance.
Assista ao trailer:

 

Segundo comunicado do festival, Banksy se refere a Exit Through the Gift Shop como "a história de um homem que saiu para filmar o infilmável. E falhou". No trailer, o espectador fica avisado de que assistirá ao primeiro "filme-desastre de arte de rua". Um dos artistas que aparece na produção é Shepard Fairey, famoso pelo pôster estilizado de Obama, então candidato à presidência dos EUA, em 2008.

O SITE
Para ver o resto da história de Banksy acesse: http://www.banksy.co.uk/





Nenhum comentário:

Postar um comentário